terça-feira, 9 de novembro de 2010

Urucum!



Urucum! Urucum! Urucum!
Eita! Que planta exótica e cheia de qualidades, e um cheiro diferente, uma cor vibrante, uma forma estranhamente bela... Sou apaixonada por urucum, ainda mais agora que descobri que ele reduz o colesterol ruim. Eu já sabia que o pozinho vermelho das sementes ( que é que se faz o colarau, aquele que usamos como tempero, principalmente aqui no nordeste...) é muito bom como expectorante e também é eficaz em dores musculares.
Além de um arbusto bonito e decorativo o urucum é cheio de prendas... Antigamente a gente usava misturado com azeite de oliva até para se bronzear, mas hoje isso de se bronzear já caiu da moda, a onda é protetor solar! Mas que o danado do urucum é versátil, ah! Isso é...
O pé de urucum que tenho em meu quintal é tão lindo...

domingo, 24 de outubro de 2010

Mesa jardim



Eu achei essa mesahortajardim bárbara! É uma mesa deveras diferente, fiquei louca pra ter uma em meu quintal e compartilhar com os amigos essa maravilha. Convida-los para almoços e jantares incríveis. Na minha mesajardim quero plantar flores, ervas, temperos, pimentas... Ah! Tanta coisa quero plantar nela. Vou me inspirar nessa idéia e fazer uma pra presentear meu quintal.
Acho que quem a criou não vai se importar...



Lá no nosso quintal nasceu um pé de melão de São caetano. Era todo tímido, pequenininho... De repente cresceu, enramou pelo muro, subiu nas paredes e está vigoroso e belo, principalmente quando seus frutos amadurescem e se abrem mostrando aqueles sementes de um vermelho vivo. Então resolvi mostrar aqui as suas características e propriedades terapêuticas.

É uma belíssima trepadeira de origem Africana, bastante comum no Brasil. Os frutos são comestíveis e a planta tem muitas propriedades medicinais. Na Índia é utilizado para fabricar cerveja e na Europa, prepara-se um famoso picles (conserva). As folhas retiram manchas da roupa.

Descrição da planta: Trepadeira de até 5 metros dotada de gavinhas, apresenta caule fino e sulcado de cor verde. As folhas são alternas, com 5 a 7 lobos sinuados, dentados e opacos, sustentados por longos pecíolos. As flores são solitárias, com 5 pétalas, de cor amarelo-palida. Os frutos são bagas amarelo douradas que divide-se em três compartimentos, contendo sementes envolvidas por substância vermelha comestível. Os frutos jovens podem ser comidos crus em saladas, já os maiores podem ser fritos ou cosidos, não esquecendo de tirar as sementes.

Propriedades Medicinais: As folhas servem para regularizar o fluxo menstrual, combatem a leucorréia e aliviam as cólicas intestinais, além de exterminar vermes intestinais. As folhas transformadas em suco agem contra sarna e afecções da pele. Tem propriedades antidiabéticas, antileucêmica, antitumoral e antiviral. Usada também no Tratamento da anemia e hemorróidas. A polpa das sementes misturada com vaselina, converte-se num poderoso ungüento que faz supurar tumores, furúnculos e abscessos etc…

segunda-feira, 28 de junho de 2010

As romãs de Ângela e Fernando...



Quando vi aquelas arvorezinhas carregadas de frutas enormes, redondas, meio vermelhas, meio rosadas... algumas já bicadas de pássaros, deixando a mostra suas sementes de um róseo psicodélico... Fiquei tão feliz! Mergulhei em uma infância distante, onde as romãs só existiam nos livros, na bíblia especialmente. A romã curava qualquer doença na boca ou na garganta, qualquer ferida na pele... Uma fruta mágica! Vinda de terras longíquas.
E ali, aquele tanto de romanzeiras no terreiro, fazendo a festa das formigas, dos passarinhos e a nossa.
E haja chupar sementes de romã, beber suco, fazer geléia, fazer chás, até drinks! Caipiroska de romã... Uma novidade sensacional, pra mim.
Adorei esse encontro recente com essas romãs gigantes. estou cada dia mais fascinada com esses encontros, essas descobertas... É fruta gogóia, figo da Índia, biribá, atimóia, physalis, araticum... Frutas que eu nem me lembrava mais, outras que eu nem sabia que existiam. Desejo muito ver milhares de pomares por aí afora. Me emociono quando vejo o quanto cresceram as fruteira de Poço de Pedra, lá no nosso Cariri. Me emociono quando passeio pelo quintal de minha casa e vejo cada semente que brota, cada árvore que frutifica, cada flor que nasce...
E aquela fruteira na cozinha de Ângela... Pareciam as romãs mágicas dos meus sonhos de criança.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O cacau vai cair!


O cacau tá caindo! Ou seja: Tá chovendo pra caramba! Fulano tá cheio do cacau... significa que fulano tá cheio de grana, dinheiro, bufunfa... Isso tudo são expressões corriqueiramente usadas na Bahia, terra que já teve muito, muito cacau, até chegar a vassoura de bruxa... Mas isso é outra história. O fato é que o cacau é incrível. Bonito, saboroso, extremamente versátil. dele se aproveita tudo. Faz suco, doce, geleia, vinho, vinagre e ainda o danado do chocolate. quer mais!!! Eita cacau porreta retado!

Araça azul...


Araça azul é o nome de um disco de Caetano, lá pelos idos de 70. Eu sempre achei que era viagem dele, que não existe araça azul. Mas não é que o bicho tem razão, existe mesmo araça azul, acho que nem ele sabe disso... Afinal o disco não tem nada a ver com a fruta.
A gente plantou um pé de araça azul em nosso quintal, só que ainda não deu frutos. Não vejo a hora! por enquanto vou postar aqui uma imagem de um pé de araça comum, enquanto o azul não chega, só pra instigar nossa imaginação e pro araçazinho do mato não ficar com ciúmes. amarelinho é tão bonitinho também...

Ingá... Ingá...


Parece nome da língua japonesa... Mas se trata de uma fruta que lembra muito minha infãncia no interior da Bahia. Os mais velhos diziam que ingá é uma frutinha besta, ou seja, uma fruta com pouca polpa e um sabor bastante sutil, quase "sem gosto", como costumam dizer... Mas criança adora ingá, parece drops, especialmente um tipo bem especial que tem na região amazônica.
Acho que o ingá deve fazer parte da memória afetiva de muita gente, aquele gostinho de infância, de beira de rio, pequenique... Saudades de ingá! Quase não se vê mais por aí...

terça-feira, 15 de junho de 2010

Physalis



É bela, poética, delicada... A phisalis é um sonho, saboroso. Uma delícia, inclusive pra acompanhar um bom vinho, de preferência numa companhia especial...
Uma fruta rara, que deve ser mais cultivada, que deve enfeitar mais quintais e pomares e jardins.
Vamos plantar uma physalis gente! É tão simples e tão prazeroso...
Veja! Parece uma lanterna chinesa...

Dragon Fruit... Lindona! Gostosa!



Trata-se de Pitaya, também conhecida como dragon fruit. tem muitas delas pelo Vietnã, Tailândia, Laos... Não sei bem de onde ela é, mas acredito que aqui no cariri ela pode se dar bem, gostar da terra e do clima. Ela é linda e gostosa, dá um suco de sabor interessante... Sou fã de dragon fruit!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

flower power


O poder das flores colorindo a vida...

Flores raras...

Toda flor é rara,

mesmo sendo comum,

mesmo sendo vulgar,
mesmo sendo difícil,
mesmo sendo inventada.

Toda flor é única,
toda flor é especial,
as pintadas por Van Gogh,
as compradas na feira,
as roubadas nos jardins...
Toda flor enfeita a vida,
perfuma nossos dias...
Até as flores de plástico
tem seu encanto!

plantas raras...

Aguardem as dicas de plantas raras que teremos por aqui, viu?

sábado, 12 de junho de 2010


flora rara vai falar de plantas maravilhosas e raras...