Flores

Algumas Flores Comestíveis...

Da vasta lista da utilidade das plantas, faz parte também, o uso das pétalas de determinadas flores na nossa alimentação.
Ficam aqui alguns exemplos de flores comestíveis. Agora, é  só usar a imaginação nas suas aventuras gastronômicas... Bon apetit!


AMOR-PERFEITO (Viola tricolor)
As flores delicadas são boas para adicionar a saladas de frutas ou qualquer outro tipo de salada. Outros usos incluem colocar as pétalas sobre sopa, decorar sobremesas e enfeitar pratos. As pétalas do amor-perfeito têm um sabor ligeiramente adocicado.
(Cristiana e Artur)

BORRAGEM (Borago officinalis L.)
Na culinária é utilizada em saladas (flores e folhas jovens) pelo seu aroma fresco. Pode ser servida em bebidas quando congelada em cubos de gelo, dando um ar exótico a qualquer refresco. Ao congelá-la desta forma, é também uma boa maneira de reter o seu sabor, podendo depois colocar-se os cubos de gelo com borragem num guisado, numa sopa ou num molho, um pouco antes de o servir. O sabor mais fresco advém das suas folhas jovens. Diz-se também que um chá de folhas de borragem ajuda a combater o stress.
 
Aqui fica a sugestão de uma salada de alface, com ovo e borragem. Bom apetite!
(Daniela e Regina)




CALÊNDULA (Calendula arvenses)
Outos nomes populares: mal-me-quer e maravilha.

As pétalas podem ser usadas
para dar uma cor de açafrão e um leve gosto picante ao arroz, sopas, queijo-cremes, iogurte, manteiga, omeletes, pratos com leite, pães e bolos.

Lendas e Mitos: .

O seu nome botânico deriva da crença de que parece estar sempre em flor, nos primeiros dias de cada mês (do latim calendas).Os antigos egípcios acreditavam que possuía propriedades de rejuvenescimento. Os hindus utilizavam-na para decorar altares e os persas e gregos guarneciam e aromatizavam a comida com suas pétalas douradas.

Uma das lendas que a envolvem diz que a menina que pisar descalça em suas pétalas, começará a entender a linguagem dos pássaros.

Os seus poderes também são invocados em sonhos premonitórios. Uma guirnalda de calêndulas na porta de entrada da casa espanta qualquer mal.
Outra crença popular sobre a calêndula é de que se não abrirem suas flores até 7 horas, pode aguardar chuva.
(Marcos e António)

 CAPUCHINHA (Tropaeolum majus)
Outros nome popular: chagas, nastúrcio, agrião-do-méxico, flor-de-sangue, flor-de-chagas, mastruço.
As folhas são bastante arredondadas e sem brilho. As flores podem ser simples ou dobradas, de coloração amarela, laranja ou vermelha. A floração ocorre na primavera e verão.
A capuchinha é conhecida em diversas culturas como uma planta multifuncional. Além de ornamental e medicinal, atualmente está em voga a sua utilização na culinária.
O sabor das pétalas das flores é apimentado, podendo ser adicionadas às saladas frias, sumos e igualmente na finalização de pratos.
Salada de Capuchinha
1 colher de sopa de azeite extra virgem
1 colher de chá de pimenta moída
1 colher e meia de sopa de vinagre de vinho branco
1 colher e meia de cebolinho picado
2 colheres e meia de cebola roxa fatiada
8 folhas de capuchinha
16 tomates-cereja cortados em 4 partes
20 flores de capuchinha
400 g de bacalhau desfiado e já dessalgado
Misture o bacalhau com o vinagre, o azeite, a cebola, o cebolinho e a pimenta;
Coloque no frigorífico e deixe marinar durante cerca de 2 horas;
Incorpore com cuidado os tomates-cereja;
Sirva com as flores, sobre as folhas de capuchinha.
(Inês)

GERÂNIO (Pelargonium hortorum) 
Outro nome popular: sardinheira. 
As flores frescas podem ser usadas antes de perderem o aroma em tortas, bolos e doces em geral. Podem também ser usadas em saladas, para aromatizar vinagre de vinho e, cristalizadas, enfeitar bolos e sobremesas. As folhas do gerânio-rosa podem ser utilizadas para forrar o fundo das formas dos bolos.
 Aqui fica uma receita de geleia de gerânio:
2 chávenas (chá) de pétalas de gerânio (reserve algumas para enfeitar)
20g de sementes de laranja
500g de açúcar
750 ml de água
Colocar as sementes de laranja na água e deixar ferver. Retirar as sementes. Juntar as pétalas e o açúcar e deixar ferver um pouco. Coar e guardar o líquido por 12 horas. Voltar ao lume e mexer até obter o ponto de geléia. Colocar em frasco de vidro e juntar algumas pétalas como enfeite. Usar imediatamente ou guardar no máximo por um mês.
(Adré O. e Marta)

 LÍNGUA DE VACA (Chaptalia nutans)
A língua-de-vaca cresce como planta invasora em lavouras, terrenos baldios e na beira de estradas.
Antigamente era muito utilizada porque da sua raiz extraía-se uma tinta vermelha com a qual as mulheres pintavam o rosto.
A Língua de Vaca tem propriedades medicinais idênticas à da borragem. A planta é indicada principalmente na medicina popular pelas propriedades medicinais apresentadas. São utilizadas infusões para desintoxicar o organismo e tratar a gripe. Em todos os casos é importante a correta identificação da espécie antes do seu uso para diferentes finalidades.
Na culinária, as flores e folhas jovens da Língua de Vaca podem juntar-se às saladas. As folhas podem ainda ser consumidas como hortaliças ou em refogados.
(Eduarda e Joselene)
                    (Retirado do Blog vamos a horta/   http://www.vamosahorta.blogspot.com.br)

Plantas Exóticas... (Alguns nomes)

                                                  ( Essa é a Tacca integrifolia)



Aralia – essa é uma planta pouco conhecida, mas extremamente bela. Ideal para ficar próxima às janelas. Sua adubação deve ser feita uma vez por mês. Detalhe; gosta de muita água.
Dracena – mais conhecida como Pau d?água, sobrevive em vasos cheios de água. Essa planta depende de adubação intensa e de preferência diluída em água.
Ficus – a variação de tipos e forma é grande. Ela não gosta de muita água e adubação deve ser feita com regularidade, mas não em abundância. Dica, para manter esta planta saudável e bonita limpe suas folhas. O acúmulo de poeira pode prejudicá-la.
Filodendro e Jibóia – indicada para ambientes com pouco espaço, por ser uma trepadeira. Ela se adapta bem em cantos, paredes, armários ou pendurada em qualquer lugar. Adora água, borrife todos os dias, nas folhas e raízes.
Palmeira Ráfia – sua principal característica é a resistência.  Às vezes suas folhas têm a tendência de amarelar, isso mostra que a planta precisa de mais adubo. Nesse caso, retire as folhas doentes e fertilize a ráfia.
Palmeira Areca – pertence ao grupo das plantas que gostam de água e luz. Deixe-as perto da janela e regue sempre que possível.
Yuca ou Iuca – bem adaptável. Vai bem em todos os tipos de locais desde escritórios fechados até espaços abertos. Essa espécie costuma juntar grande quantidade de pó, assim limpe-a constantemente.
Zamioculca – o seu maior atributo é a beleza. Ela não é tão resistente como as anteriores. Sua adubação deve ser feita mensalmente. Cuidado, ela é sensível ao acumulo de água e poeira. Tais fatores podem levá-la a morte.
 

Um comentário: