quarta-feira, 16 de junho de 2010

O cacau vai cair!


O cacau tá caindo! Ou seja: Tá chovendo pra caramba! Fulano tá cheio do cacau... significa que fulano tá cheio de grana, dinheiro, bufunfa... Isso tudo são expressões corriqueiramente usadas na Bahia, terra que já teve muito, muito cacau, até chegar a vassoura de bruxa... Mas isso é outra história. O fato é que o cacau é incrível. Bonito, saboroso, extremamente versátil. dele se aproveita tudo. Faz suco, doce, geleia, vinho, vinagre e ainda o danado do chocolate. quer mais!!! Eita cacau porreta retado!

7 comentários:

  1. Desde criança, tempo que passava férias em fazendas, costumávamos dizer, "o cacau vai cair", sempre que o tempo se armava para chover, achando que era relacionado, só à chuva, mas, ano passado, já com 66 anos, questionaram-me sobre o porquê da expressão, daí, tive de fazer uma pesquisa, quando fiquei sabendo do seu verdadeiro significado baianês que é relacionado aos cacaus que iriam cair ao chão, com a forte chuva. Então, o tempo aqui hoje, em Salvador e regiões metropolitanas, tudo leva a crer que "o cacau vai cair".

    ResponderExcluir
  2. Interessante, kkkk eu não conhecia essa expressão!bom saber agora já posso usar tb

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela pesquisa esclarecedora das origens dessas expressões da região caçadeira baiana! Excelente! Maravilha.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Foi erro de digitação. Entendo que seria região cacaueira.

      Excluir
  5. agora vou usar
    essa expressão com mais segurança

    ResponderExcluir
  6. na verdade, essa expressão tem origem incerta.
    pois o cacau não cai do pé com a força da chuva. o fruto símbolo da região sul da bahia só desprende do cacaueiro se colhido ou depois de apodrecer!!!
    mas uma teoria boa sobre a origem dessa expressão deriva justamente disso: já que nada derruba o cacau do pé naturalmente (exceto o passar do tempo), o exagero popular faz criar o mito de que determinada chuva, de tão forte, seria capaz até do impossível... derrubar o fruto dourado!!!
    e aí vir a dizer: "o cacau vai cair" ou "o cacau está caindo"!!!

    ResponderExcluir