domingo, 24 de outubro de 2010




Lá no nosso quintal nasceu um pé de melão de São caetano. Era todo tímido, pequenininho... De repente cresceu, enramou pelo muro, subiu nas paredes e está vigoroso e belo, principalmente quando seus frutos amadurescem e se abrem mostrando aqueles sementes de um vermelho vivo. Então resolvi mostrar aqui as suas características e propriedades terapêuticas.

É uma belíssima trepadeira de origem Africana, bastante comum no Brasil. Os frutos são comestíveis e a planta tem muitas propriedades medicinais. Na Índia é utilizado para fabricar cerveja e na Europa, prepara-se um famoso picles (conserva). As folhas retiram manchas da roupa.

Descrição da planta: Trepadeira de até 5 metros dotada de gavinhas, apresenta caule fino e sulcado de cor verde. As folhas são alternas, com 5 a 7 lobos sinuados, dentados e opacos, sustentados por longos pecíolos. As flores são solitárias, com 5 pétalas, de cor amarelo-palida. Os frutos são bagas amarelo douradas que divide-se em três compartimentos, contendo sementes envolvidas por substância vermelha comestível. Os frutos jovens podem ser comidos crus em saladas, já os maiores podem ser fritos ou cosidos, não esquecendo de tirar as sementes.

Propriedades Medicinais: As folhas servem para regularizar o fluxo menstrual, combatem a leucorréia e aliviam as cólicas intestinais, além de exterminar vermes intestinais. As folhas transformadas em suco agem contra sarna e afecções da pele. Tem propriedades antidiabéticas, antileucêmica, antitumoral e antiviral. Usada também no Tratamento da anemia e hemorróidas. A polpa das sementes misturada com vaselina, converte-se num poderoso ungüento que faz supurar tumores, furúnculos e abscessos etc…

Um comentário:

  1. Caramba !!! Pra mim isso era um mato qualquer. Em frente a minha casa ta nascendo um montão! (Ora, eu que arrancava e jogava fora ....). Vou deixar crescer e fazer este unguento.

    ResponderExcluir