quarta-feira, 16 de maio de 2012

Gengibre! (Zingiber officinale)

Eu sou completamente fã do gengibre! Ele não pode faltar na minha mesa, na minha pharmacia, no meu quintal... Está sempre presente em minhas receitas culinárias, nos meus chás, sucos, sobremesas, compressas... acho que não sobrevivo mais sem o maravilhoso gengibre. Vão aqui algumas coisas a seu respeito:

Parte usada: Raíz
Propriedades medicinais: Estimulante, penetrante, carminativo, aromático, sialagogo, tempero, rubefasciente, diaforético (quando tomado quente)
Bom para: Gripe, diarréia, resfriados, infecções por vírus, bronquite crônica, dispepsia, gases e fermentação, cólera, gota, furúnculos, abcessos...
Usos: Raiz, mascada, para estimular as glândulas salivares e aliviar a paralisia da língua, a infecção da garganta e o excesso de muco.
Quente, como chá, para dar início a menstruação, aliviar gripes, resfriados, bronquites, cansaço etc
Combinado com ervas laxativas mais fortes no chá para náuseas
E ainda, no caruru, no vatapá, nas moquecas, nas receitas Thai, nas receitas Indianas, Bahianas e muito mais!

O gengibre é o máximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário