quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Açafrão da Terra!



O açafrão-da-terra, conhecido também como curcuma, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, é uma planta herbácea, originária da Índia e foi introduzida no Brasil pelos colonizadores. É o principal componente do curry,  tempero  indiano bastante popular. O açafrào é também usado  como digestivo e ativador da função hepática , anti refluxo e combate o mau colesterol.
Da sua raiz seca e moída se extrai o pó, utilizado como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, na culinária e no preparo de medicamentos.
Propriedades
É uma planta perene com ramificações laterais compridas. A parte utilizada da planta é o rizoma (raiz), que externamente apresenta uma coloração esbranquiçada ou acinzentada e internamente amarelada. Do rizoma saem as folhas e as hastes florais. Reproduz-se por pedaços do rizomas que apresentam gemas (olhos) com plantio em solo argiloso, fértil e de fácil drenagem. Depois da planta adaptada ao local, alastra-se, pois o rizoma principal emite numerosos rizomas laterais. É uma planta difícil de ser destruída. A colheita deve ocorrer na época em que a planta perde a parte aérea, depois da floração. Nesta fase, os rizomas apresentam pigmentos amarelos intensos.
Usos na culinária
Usado para colorir laticínios, bebidas e mostarda, em cozidos, sopas, ensopados, molhos, peixes, pratos à base de feijão, receitas com ovos, maioneses, massas, frango, batatas, couve-flor e até pães. Deve ser dissolvida em um caldo quente antes de ser incorporada a uma receita. É ingrediente essencial para acentuar o sabor e dar cor a muitos pratos da cozinha indiana, principalmente arroz.
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Subclasse: Zingiberidae
Ordem: Zingiberales
Família: Zingiberaceae
Género: Curcuma
Espécie: C. longa
Nome binomial: Curcuma longa Linnaeus

Já o verdadeiro Açafrão (Crocus sativus), Saffron ou Keshar são os pistilos ou estigmas de uma flor de cor violeta, originária do Oriente, cultivada na Espanha e no Paquistão e na Cachimira (Índia). O açafrão tem um preço elevado devido às dificuldades no cultivo.

É a especiaria mais cara do mundo, pois são necessárias 150 mil flores para se obter 1 kg do produto. De forte aroma, sabor amargo e coloração vermelho-alaranjada. Possui propriedades afrodisíacas, emenagogas (regulador do fluxo menstrual) e ainda melhora a circulação sanguínea. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário