quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Cogumelos...




Cogumelo é o nome comum dado às frutificações de alguns fungos das divisões Basidiomycota e Ascomycota.  A frutificação é a estrutura de reprodução sexuada destes organismos, tendo uma ampla variedade de formas e cores.
A maioria dos integrantes do reino Fungi,, assim como as bactérias, obtêm alimento decompondo a matéria orgânica do corpo de organismos mortos. Alguns obtêm alimento de outros seres vivos, com os quais se associam. Assim, os fungos podem ser decompositores, parasitas ou mutualísticos.
Muitos cogumelos são comestíveis, alguns, como Agaricus silvaticus, o Agaricus blasei e Pleurotus spp., entre outros, são largamente cultivados com aplicação de cuidados monitorados, outros, no entanto, são tóxicos, podendo, em alguns casos levar à morte. Há ainda certos cogumelos com propriedades alucinógenas, utilizados tradicionalmente por diversos povos ao redor do mundo. O mais famoso destes é o Psilocybis Cubensis, no entanto outras espécies de Psilocybi e mais raramente em outros gêneros, como Campanella, têm as mesmas propriedades, devido à presença de psilocina e psilocibina Psilocybe é muito utilizado em rituais no sul do México. Outra espécie utilizada em rituais, desta vez naSibéria é o Amanita Muscaria

Um comentário:

  1. Gostei muito da escrita e da explicação. Muito bom.
    Eu adoro cogumelos!

    ResponderExcluir